Atualizado a 19 de outubro de 2024
O bullying é um fenómeno social que ocorre em qualquer parte do mundo, em particular com crianças e adolescentes em contexto escolar.
Independentemente de onde se possa viver, do estatuto social que se possa ter ou da instituição que se possa frequentar, já fomos testemunhas, incitadores/as ou vítimas de agressões físicas, verbais ou psicológicas continuadas nas relações de proximidade que se estabeleceram durante o nosso crescimento social e escolar. Embora se possa acreditar que o bullying é mais presente na adolescência, não duvidemos que não acontece já, de forma mais velada, em idades mais precoces. Talvez a gravidade das ocorrências não seja tão grande como quando lidamos com adolescentes, mas, mesmo por isso, é um ótimo momento para iniciar a sensibilização e conhecimento das crianças para esta temática.
O Bullying Não É Fixe. é um projecto da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica do Alto da Eira que tem como finalidade proporcionar mais consciência sobre o bullying na nossa escola, como podemos prevenir e lidar com ele dando as ferramentas necessárias às crianças.
Descarregar a apresentação do projeto original.
A 5 e 6ª edição do projeto «Bullying não é fixe 2024», teve como tema a «Empatia e comunicação não violenta».
Em 2024, sessões para crianças do 1º ciclo
Em 2023, sessões para crianças do 1º ciclo, profissionais da escola e Pais e cuidadores.
A sessão proporcionou ferramentas úteis para a gestão emocional das crianças e dos adultos e teve como foco o igual valor da criança e a responsabilidade pessoal dos adultos cuidadores.
A sessão teve como oradora a Psicóloga Mónica Barbosa: https://maeemconstrucao.pt/wp/sobre-mim/
Consulte aqui os moldes do projeto da edição de 2023 e 2024
O projeto foi executado pelas psicólogas Cátia Pereira e Ana Rita Núncio e consistiu em sessões presenciais com todas as turmas do 1.º ciclo, uma sessão online exclusiva para profissionais da educação e uma sessão, também online, para pais.
Consulte aqui os moldes do projeto da edição de 2022.
Em 2023, a APEE proporcionou às nossas crianças o contacto com a língua gestual portuguesa, com o apoio da autora e interprete Paula Teixeira.
Durante os tempos de confinamento que todos vivemos decidimos criar o ATL emocional. Consistiu em 4 sessões online que foram transmitidas no facebook da Associação e que teve como finalidade ajudar os pais e crianças a lidar de uma forma mais possibilitadora com as emoções que naqueles tempos vivíamos.
Ainda durante o período de confinamento criámos o ATL em Casa que nada mais era do que vídeos e atividade diárias que disponibilizámos através do facebook da Associação e que mantiveram as ligações emocionais entre a comunidade e a escola e serviram como método contínuo de desenvolvimento para as crianças.
O vídeo que se segue foi a forma que a nossa comunidade escolar escolheu para agradecer a todos os profissionais que participaram nas atividades e videos diários que formaram e entreteram as crianças durante o período que estiveram em casa.
A Farmácia Alto da Eira tem sido um parceiro desde a primeira hora. Desenvolveu connosco inúmeras ações de esclarecimento para as crianças e para o pais, seja sobre o uso de máscara (quando ainda não havia muita informação acerca), seja sobre alimentação infantil, passando atividades lúdicas onde as nossas crianças se deslocavam à farmácia para aprender a fazer um creme, etc.